A seleção portuguesa feminina de basquetebol de sub-20 venceu hoje a Roménia, por 74-47, na jornada inaugural da Divisão B do Campeonato da Europa, a decorrer em Sófia, na Bulgária.

Portugal, que esteve a perder por 6-0, empatou a sete e embalou em definitivo para liderança, que não mais perderia ao longo do jogo, para terminar com uma vantagem de 27 pontos.

A seleção lusa atingiu o primeiro período de jogo a vencer por 13-9 e dilatou essa vantagem para sete pontos ao intervalo (32-25).

No terceiro período, Portugal manteve o adversário à distância e “fechou” com 53-42 e no derradeiro “esmagou” por completo a Roménia com um parcial de 21-05, que ditaria o 74-47 final.

Inês Viana, Joana Canastra e Maria Kostourkova, todas com 13 pontos, foram as jogadoras portuguesas em destaque no capítulo da finalização.

No outro encontro da jornada já realizado, a Lituânia venceu a Bósnia-Herzegovina, por 56-48.

Portugal, que está empenhado em alcançar um dos três lugares de acesso à Divisão A, vai defrontar sucessivamente a Hungria (04 de julho), Israel (5), Noruega (7), Grã-Bretanha (8), Bulgária (9), Alemanha (11), Lituânia (12) e Bósnia e Herzegovina (13).

O modelo de competição é extremamente desgastante, em poule única e com dois dias de descanso, o primeiro após o terceiro jogo (6 de julho) e o segundo depois do sexto encontro (10).