O selecionador de basquetebol optou por dispensar o extremo Rui Coelho e o poste João Torrié do lote de 14 convocados de Portugal que vão participar no ciclo de pré-qualificação ao Mundial de 2019.

Mário Gomes ‘emagreceu’ assim o grupo de trabalho, situação que estava prevista desde o início da preparação, que arrancou no Luso no passado dia 02 de julho.

Foi um período duro e profícuo de estágios, durante o qual Portugal cumpriu sete jogos, com o saldo de duas vitórias (Roménia e Tunísia) e cinco derrotas (Estónia, Macedónia, Bósnia, Holanda e Tunísia).

Depois dos dois jogos seguidos disputados em Vila Real contra a Tunísia, orientada pelo português Mário Palma, a seleção nacional concentra-se no domingo em Sines, localidade onde irá defrontar a Bulgária no jogo de abertura da pré-qualificação do Mundial, agendado para o dia 02 de agosto, pelas 18:30.

Os restantes embates do calendário do grupo D ficaram assim definidos: Bielorússia-Portugal (09 de agosto), Bulgária-Portugal (12 de agosto) e Portugal-Bielorússia (19 de agosto).

Apuram-se para a fase seguinte os dois primeiros classificados de cada uma das quatro séries de pré-qualificação.

Lista dos 12 convocados:

Bases: Pedro Pinto (FC Porto), José Barbosa (Oliveirense), Tomás Barroso (Benfica) e Nuno Oliveira (Benfica).

Extremos: Henrique Piedade (sem clube), José Silva (Benfica), Fábio Lima (CAB Madeira) e Arnette Hallman (Oliveirense).

Postes: Miguel Queiroz (FC Porto), João Guerreiro (Oliveirense), Stefan Djukic (V. Guimarães) e Pedro Belo (sem clube).