O Sporting garantiu hoje o apuramento para a segunda fase da Taça da Europa de basquetebol, ao vencer em casa dos belgas do Belfius Mons-Hainaut, por 75-68, em jogo da quinta jornada do grupo F.

Os 'leões' sabiam que um triunfo lhes garantia um dos dois primeiros lugares na 'poule' e o consequente apuramento para a fase seguinte, garantindo a vitória numa partida que lideraram em grande parte dos 40 minutos.

O primeiro período do encontro foi bastante equilibrado, com a maior vantagem a ser de três pontos, conseguida pelo campeão português, que terminou os primeiros 10 minutos empatado a 16 pontos.

O Sporting, que apenas tinha estado em desvantagem aos 2-0, viu os belgas passarem novamente para a frente aos 28-27 e conseguirem a sua maior vantagem aos 30-27.

Contudo, o clube português conseguiu até ao intervalo um parcial de 11-2, chegando à pausa com uma vantagem de 38-32.

No recomeço, os belgas ainda se conseguiram colocar a quatro pontos, mas o Sporting partiu definitivamente para o triunfo e chegou a ter 18 pontos de vantagem (58-40), entrando nos derradeiros 10 minutos com um avanço de 58-45.

Depois de, entre o final do terceiro período e o início do quarto, ter estado sem marcar pontos cerca de cinco minutos, o Sporting viu o Belfius Mons-Hainaut colocar-se a apenas seis pontos (58-52).

Ameaçados pela aproximação dos belgas, os 'leões' voltaram a alargar a vantagem, que chegou a estar nos 13 pontos, acabando o encontro a controlar a vantagem.

Com a quarta vitória consecutiva - apenas perdeu na primeira jornada -, o Sporting passou a somar nove pontos, mais um do que os belgas do Antuérpia Giants, dois do que os gregos do Ionikos e três do que o Belfius.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.