O Sporting colocou-se hoje em vantagem na final do campeonato português de basquetebol, com uma vitória conquistada nos últimos instantes diante do FC Porto, por 74-72, a salvar um terceiro período totalmente dominado pelos portuenses.

O extremo norte-americano Micah Downs regressou de lesão e foi fundamental para a vitória, sendo autor de 27 pontos, secundado por Diogo Ventura e Shakir Smith, com 11 pontos cada, enquanto Larry Gordon (19) e Garrett Nevels (14) foram os destaques nos portuenses, que voltam a visitar o Sporting no domingo, pelas 15:30.

O Sporting abriu a 4-0, prontamente anulado pelo FC Porto, que alcançou os 4-7. No entanto, a equipa de Luís Magalhães recuperou a liderança do marcador, com uma reação fulgurante que culminou em 11 pontos de seguida, chegando aos 15-7.

Depois de alguns cestos consecutivos das duas equipas, o primeiro período chegou a uma fase mais equilibrada na distribuição dos pontos, destacando-se uma ligeira recuperação da equipa portuense, que ‘fechou’ a perder por apenas 17-14.

O jogo defensivo sobrepunha-se ao ofensivo, devido também à pequena taxa de acerto nos lançamentos e, no segundo quarto, esta tendência manteve-se, embora com maior ascendente sportinguista, que voltou a dilatar a distância pontual.

Com 18,8% de eficácia nos lançamentos neste parcial, o FC Porto complicou a tarefa de reverter o marcador, face a uma equipa ‘leonina’ em crescendo e que chegou ao intervalo a vencer por 35-26, quando a vantagem chegou a ser de 10 pontos (33-23).

No reatamento, tudo mudou. As estatísticas alteraram-se por completo, com os ‘dragões’ irrepreensíveis nos lançamentos, perante o autêntico descalabro dos ‘leões’, que pareciam ausentes do jogo, certamente surpreendidos com o fulgor portista.

Esta reviravolta cifrou-se também no marcador, com o FC Porto a igualar a 39-39 e, a partir daí, a cimentar uma liderança inesperada, em tão pouco tempo, que culminou numa diferença de 10 pontos (40-50), apesar de o Sporting ainda ter reduzido (46-50).

Estava tudo em aberto para o período decisivo, que não desiludiu, com um ‘triplo’ de Pedro Catarino a operar nova reviravolta, a quatro minutos do fim (65-64), numa altura em que se sucederam respostas com ‘triplos’, de Garrett Nevels e Micah Downs.

A ponta final do encontro foi impressionante e o triunfo poderia pender para qualquer lado. Com 70-69 a favor do Sporting, Nevels voltou a fazer um ‘triplo’ que podia ser determinante, mas Travante Williams igualou e, faltando um segundo e com o jogo empatado, Micah Downs, da linha de lançamento livre, ofereceu a vitória aos ‘leões’.

Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Sporting – FC Porto, 74-72.

Ao intervalo: 35-26.

Sob a arbitragem de Fernando Rocha, Luís Lopes e Rui Ribeiro, as equipas alinharam e marcaram:

- Sporting (74): Diogo Ventura (11), Travante Williams (6), James Ellisor (8), João Fernandes e John Fields (6). Jogaram ainda Micah Downs (27), Shakir Smith (11), Diogo Araújo e Pedro Catarino (5).

Treinador: Luís Magalhães.

- FC Porto (72): Brad Tinsley (11), Jalen Riley (10), Larry Gordon (19), Garrett Nevels (14) e Eric Anderson (8). Jogaram ainda João Soares (6), Francisco Amarante, Miguel Queiroz (4), João Torrie, Vladyslav Voytso e Pedro Pinto.

Treinador: Moncho López.

Marcha do marcador: 17-14 (10 minutos), 35-26 (intervalo), 46-50 (30) e 74-72 (resultado final).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.