A sexta edição do torneio de basquetebol Victorino Cunha, agora com cunho internacional pela primeira vez, será disputada no pavilhão principal da Cidadela, de hoje até a 18 do corrente mês, com a participação de cinco equipas.

No destaque, defrontam-se as equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, às 19 horas, equipas que se vão apresentar pela primeira vez ao público na nova temporada.

As duas formações, grandes colossos da modalidade no país e em África, vão nesta partida apresentar os seus principais reforços, já na senda da preparação da nova temporada, que arranca em novembro.

Ainda para a mesma jornada, vão jogar ASA-Interclube, às 17 horas.

Por força de calendário, a formação da God University, dos EUA, que dá cariz internacional ao torneio, não irá jogar, entrando em ação apenas na segunda jornada, quando medir forças com o Petro de Lunda.

Nas edições passadas o torneio realizou-se no atual pavilhão Victorino Cunha, mas este ano optaram pela Cidadela, por ser de maior comodidade dos atletas e albergar maior número de adeptos.

Ainda no âmbito da competição, haverá aulas práticas sobre treino do basquetebol, nos dias 14, 16 e 17, tendo como preletores o português Jorge Araújo, Victorino Cunha e o norte americano Kevin O'Neal, que vão abordar temas como "A liderança do treinador", "Os fundamentos defensivos", "Pensar e intervir como treinador", "Fundamentos ofensivos", "Defesa homem-a-homem" e "O relacionamento".