Travante Williams foi identificado pela Polícia, depois de ser expulso ao intervalo do Sporting-Benfica, no terceiro jogo da final do Nacional de Basquetebol.

O base do Sporting foi expulso pela equipa de arbitragem com uma falta desqualificante no final do segundo período depois de, no acesso aos balneários do Pavilhão João, ter empurrado com alguma violência um agente da PSP que estava no túnel de acesso aos balneários e estava a barrar-lhe o acesso.

Diz o jornal OJogo, que estava combinado, entre as equipas, que seria o Benfica o primeiro a entrar no túnel, de modo a evitar picardias, como se tem visto no hóquei em patins por exemplo. Mas Travante não quis seguir essa indicação e tentou chegar ao balneário antes. O base de 29 anos terá reagido com desagrado à indicação do agente da PSP, empurrando-o de forma violenta.

Travante Williams foi identificado pela Polícia e foi levado para uma esquadra.

O Sporting, que optou por não estar na habitual conferência de imprensa de análise do jogo, ainda não reagiu ao sucedido.

O base, de 29 anos, está no Sporting desde 2019 depois de duas épocas na Oliveirense.

Travante Williams já se tinha envolvido com as autoridades em maio de 2022, juntamente com Shakir Smith, na altura também jogador do Sporting, na final  da Taça de Portugal em futebol feminino. Na altura, invadiu o relvado do estádio do Jamor após a conquista da Taça de Portugal e foi igualmente detido.

E em dezembro de 2022, DJ Fenner acusou Travante Williams de o ter agredido durante um treino do Sporting, situação que conduziu à saída de Fenner dos verde e brancos.

Quanto ao jogo, o Benfica venceu o Sporting por 101-57 e está a um triunfo de voltar a conquistar o título. Depois de um triunfo para cada equipa na Luz, os ‘encarnados’, que ao intervalo já estavam na frente por 48-34, venceram a primeira partida no terreno do rival, num jogo em que dominaram as operações e terminaram com uma vantagem de 44 pontos.

No quarto jogo, domingo de novo na casa do Sporting, o Benfica garante o título em caso de triunfo, enquanto uma vitória dos ‘leões’ leva a decisão para o quinto jogo, que vai decorrer na Luz.

O Benfica, campeão nacional, procura o seu 29.º título, e segundo seguido, enquanto o Sporting tenta recuperar o cetro que conquistou nove vezes, a última das quais em 2020/21.

*Artigo corrigido e atualizado