O Benfica foi até ao Pavilhão João Rocha vencer o Sporting por 101-57, no terceiro jogo da final do Nacional de basquetebol masculino. Os encarnados lideram esta final por 2-1, depois de terem vencido (85-84) e perdido (93-87) os dois primeiros jogos disputados na Luz.

Se vencer o quatro encontro, também no Pavilhão João Rocha no próximo domingo às 19h00, o Benfica sagra-se campeão Nacional.

Ao contrário dos outros jogos, o Sporting esteve irreconhecível em casa, perante os seus adeptos. O encontro arrancou com o Sporting a fazer um parcial de 4-0 mas com muitos lances falhados de parte a parte. Só aos 6:05 o Benfica fez os primeiros pontos por Toney Douglas.

O encontro arrancou com o Sporting a fazer um parcial de 4-0 mas com muitos lances falhados de parte a parte. Só aos 6:05 o Benfica fez os primeiros pontos por Toney Douglas.

No entanto, o primeiro quarto terminou empatado a 17 pontos.

O segundo quarto tempo arrancou com algum equilíbrio mas depois de Lovett Jr fazer o 20-20 a 8:33 para o final desse período, o Benfica disparou no marcador e o Sporting nunca mais conseguiu acompanhar o rival lisboeta. A vantagem benfiquista ao intervalo (34-48) espelhava o domínio em todas as áreas, perante um Sporting perdido em campo. E pior ficou para o Sporting quando perdeu Travante Williams ao intervalo, depois de lhe ser assinalada uma falta desqualificante.

O Benfica não se importou com os erros do adversário e terminou o penúltimo período a vencer por 45-74, ou seja, o Sporting só marcou 11 pontos nesse terceiro tempo. Depois foi só gerir a vantagem no último período até passar a barreira dos 100 pontos (101-57), perante o desnorte do rival que fez apenas 12 pontos no derradeiro período.

No lado encarnado destacou-se Aaron Broussard, melhor marcador do encontro com 21 pontos. Diogo Ventura foi o melhor pontuador do Sporting com 12 pontos.

No quarto jogo, domingo de novo na casa do Sporting, o Benfica garante o título em caso de triunfo, enquanto uma vitória dos ‘leões’ leva a decisão para o quinto jogo, que vai decorrer na Luz. O Benfica, campeão nacional, procura o seu 29.º título, e segundo seguido, enquanto o Sporting tenta recuperar o cetro que conquistou nove vezes, a última das quais em 2020/21.