No domingo, a terceira e última etapa liga a Atouguia da Baleia ao alto do Montejunto, de primeira categoria, ao cabo de 171 quilómetros cronometrados.
Apesar de os Europeus terminarem no domingo, Portugal encerra a sua participação no sábado, com Emília Baía e Francisco Alves a disputarem as corridas por pontos.
Pogačar, que atacou na penúltima subida mas foi alcançado por Vingegaard, mantém a camisola amarela e aumentou a distância para Evenepoel. João Almeida chegou no sexto lugar da etapa.
Os atletas participantes vão enfrentar “um percurso desafiante, com 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de atletismo”.
A Volta a França cumpriu hoje o seu primeiro dia de descanso, regressando na terça-feira à estrada, para cumprir 187,3 quilómetros entre Orléans a Saint-Armand-Montrond.
Bem mais calculista do que os ciclistas que o precedem na geral, o líder da Visma-Lease a Bike, que só segue indicações da sua equipa e nunca instintos, respondeu aos rivais Pogacar e Evenepoel.
Na geral, India Grangier terminou a Volta a Portugal feminina com três segundos sobre a francesa Titia Ryo (Arkéa-B&B Hotels) e 10 sobre Daniela Campos, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024.
A ciclista francesa parte para o contrarrelógio final de 12,2 quilómetros, em Lisboa, com sete segundos de avanço sobre Titia Ryo e 27 segundos sobre a britânica Francesca Hall (DAS-Hutchinson-Brother UK), a anterior líder.
Nos capítulos dedicados à história da modalidade nos anos de 1970, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) recorda alguns episódios entre Géminiani e Agostinho.
Uma subida de segunda categoria, a pouco mais de cinco quilómetros da meta, não foi o suficiente para impedir uma chegada ao sprint, que, contudo, foi afetado por uma queda já dentro dos três quilómetros finais.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.