O ciclista suíço Michael Albasini (Orica Greenedge) venceu hoje ao sprint a segunda etapa da Volta à Romandia e assumiu a liderança, enquanto Rui Costa (Lampre-Merida) e André Cardoso (Garmin-Sharp) chegaram no pelotão.

Antes de começarem as maiores dificuldades da prova, Albasini tem-se revelado imbatível no sprint, já que foi assim que ganhou a primeira etapa: hoje, entre Sion e Montreux, na distância de 166,5 quilómetros, impôs-se ao francês Tony Hurel (Europcar), com 4:12.22 horas.

O grupo de 64 ciclistas que compunha o primeiro pelotão incluía ainda André Cardoso (19.º) e o campeão do Mundo Rui Costa (33.º), enquanto Nélson Oliveira (Lampre-Merida) foi 103.º a 42 segundos.

O polaco Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), vencedor da Volta ao Algarve este ano, liderava na sequência do triunfo no prólogo, mas agora caiu para segundo lugar, a cinco segundos de Albasini, enquanto o lituano Ramunas Navardauskas continua em terceiro, a 10 segundos.

O britânico Chris Froome (Sky), vencedor da edição precedente, antes de se impor na Volta a França, segue em nono, a 19 segundos, enquaznto Rui Costa subiu dois lugares, para 11.º, e está a 21 segundos de Albasini, tal como o italiano Vincenzo Nibali (Astana), que ocupa o 14.º lugar.

André Cardoso galgou um posto, para o 53.º, a 56, e Nelson Oliveira trepou cinco, para o 107.º, a 8.55 minutos.

A etapa foi marcada por uma fuga, com os suíços Pirmin Lang (IAM) e Martin Kohler (BMC) a alcançarem mais de 13 minutos de avanço, mas sucumbiram a três quilómetros da meta, com o pelotão puxado pela Tinkoff-Saxo.

Na sexta-feira, na terceira etapa, o pelotão vai rodar 180,2 quilómetros entre Le Bouveret e Aigle, num percurso com quatro contagens de montanha de primeira categoria, a última das quais a menos de 20 quilómetros da meta.