Este artigo tem mais de 10 anos
A 35.ª edição do GP Abimota decorre entre 08 e 10 de junho.
O ciclista espanhol Alejandro Marque, vencedor da Volta a Portugal de 2013, revelou esta quarta-feira à Lusa que, apesar de ainda não ter uma resolução relativa ao controlo positivo por betametasona, vai participar no Grande Prémio Abimota.
“Ainda não tenho a resolução por parte da Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC), mas vou a começar a correr no GP Abimota. A única maneira de fazê-lo é com uma equipa amadora, pelo que o farei com o GD Froiz, dado que a prova tem contrarrelógio por equipas e não posso ir sozinho”, explicou à agência Lusa desde A Estrada, Pontevedra, Espanha.
Durante a Volta a Portugal do ano passado, Alejandro Marque teve um controlo antidoping positivo por betametasona, um esteroide, mas não corre desde dezembro, altura em que foi conhecido o caso, apesar de não estar suspenso nem ter sofrido qualquer punição por parte da RFEC ou da União Ciclista Internacional (UCI).
“Vou começar a correr para ver se assim consigo um bocado de ritmo e se consigo assegurar uma equipa para correr a Volta a Portugal”, justificou.
O galego, que quando ganhou a Volta a Portugal corria com as cores da OFM-Quinta da Lixa, reconheceu que recorreu à betametasona para tratar uma lesão no joelho através de infiltrações.
Pouco depois da vitória na Volta a Portugal, a Movistar anunciou a contratação de Marque, de 32 anos, mas dispensou-o ao ter conhecimento do seu positivo.
“Penso que já devia ter tomado esta decisão há algum tempo, porque sempre pude correr e o tempo passa e as coisas não andam para a frente”, lamentou.
Comentários