O russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) conseguiu o primeiro grande sucesso da sua carreira, ao triunfar no contrarrelógio final da Volta à Romandia em bicicleta, o que lhe valeu o primeiro lugar na classificação geral individual.

Os 16 quilómetros em escalada entre Aigle e Villars acabaram por ser demolidores para o australiano Rohan Dennis (Jumbo-Visma), que partiu com a camisola verde e acabou por descer para oitavo, no final dos seis dias de corrida.

O líder da Bora-Hansgrohe cumpriu o difícil traçado alpino em 33.40 minutos, no que é a sua primeira grande vitória em provas do circuito World Tour de ciclismo.

Vlasov já tinha mostrado estar em forma na véspera, com o segundo lugar na 'etapa rainha', e hoje superou-se, deixando o alemão Simon Geschke (Cofidis) a 31 segundos, o suíço Gino Mäder (Bahrain Victorious) a 36 e todos os restantes já na casa dos minutos.

O russo, segundo no Paris-Nice do ano passado e recente terceiro da Flèche Wallonne, voltará às estradas helvéticas já em junho, para a Volta à Suíça, uma das provas de preparação para o 'Tour' de França.

Hoje, esteve fortíssimo e termina com 50 segundos de avanço sobre Gino Mäder e 55 sobre Simon Geschke. O quarto, já a 1.22 minutos, acabou por ser o espanhol Juan Ayuso, da UEA Emirates, enquanto Dennis, especialista em contrarrelógio e favorito, 'quebrou' completamente, ao ser 22.º na etapa e oitavo na geral final.

Dennis, que andou com a camisola verde desde a primeira etapa, tinha estado excelente na véspera, na etapa de alta montanha, em que praticamente não perdeu tempo.

Dia de grande 'agonia' para Ivo Oliveira, o português da UAE Emirates, que foi último classificado (116.º), a 8.06.

Com pior tempo, somente um outro ciclista, que, ao subir em 9.00 minutos, foi desclassificado por ultrapassar o limite de tempo.

Ivo Oliveira perde mais três lugares na geral e encerra em 88.º, a 39.57 de Vlasov.