![Alexander Kristoff vence Volta à Flandres](/assets/img/blank.png)
Alexander Kristoff (Katusha) tornou-se hoje o primeiro norueguês a vencer a Volta à Flandres, impondo-se ao sprint na 99.ª edição da prova belga, na qual o português Nelson Oliveira foi 20.º.
Kristoff foi mais forte do que o companheiro de fuga, o holandês Niki Terpstra (Etixx-Quickstep), no termo dos 264 quilómetros da clássica, concluída em 6:26.38 horas, enquanto o belga Greg Van Avermaet (BMC) completou o pódio, a sete segundos, 10 antes do eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo).
"Estou muito feliz por ter vencido, eu sempre amei a Flandres. A Paris-Roubaix (no próximo domingo)? Vamos ver, estou em forma, com certeza", disse o vencedor, que na semana passada tinha vencido as três etapas e a classificação final dos Três Dias de La Panne, depois do segundo lugar na Milão-San Remo.
Numa corrida controlada pela equipa Sky, que preparava o triunfo para o britânico Geraint Thomas, Terpstra atacou a 28 quilómetros do final, na subida de Kruisberg, e foi seguido por Kristoff, cavando ambos um fosso de 30 segundos.
Thomas ainda tentou fugir na última das três ascensões de Kwaremont, a penúltima subida, e só Zdenek Stybar o acompanhou, mas o duo não concretizou as intenções e foi Van Avermaet, seguido por Sagan, quem se destacou entre os perseguidores na derradeira subida, em Patenberg, a 13 quilómetros do final.
Van Avermaet e Peter Sagan ainda se colocaram a 15 segundos dos dois da frente, mas nunca estiveram verdadeiramente perto de os alcançar: sabendo que o ‘sprint’ favorecia Kristoff, Terpstra antecipou-se tentando surpreender o adversário, mas o norueguês fez a valer a sua forte ponta final.
Nelson Oliveira, da Lampre-Merida, foi o único português em prova, terminando em 20.º a 2.34.
Comentários