O ciclista Andy Schleck será o chefe de fila da RadioShack na Volta a França, que arranca a 29 de junho, anunciou esta quarta-feira a equipa luxemburguesa, que se apresenta sem os portugueses Tiago Machado e Nelson Oliveira.

Vencedor em 2010, por desqualificação do espanhol Alberto Contador, e três vezes presente no pódio final (segundo classificado em 2009 e 2011), o mais novo dos irmãos Schleck teve alguns percalços no último ano.

O ciclista luxemburguês não pôde competir no último Tour, em função de uma fratura no sacro, provocada com uma queda durante o Critério do Dauphiné.

«Estamos muito contentes com o regresso do Andy», salientou o diretor da equipa, Luca Guarcilena, explicando que ninguém duvida do seu talento e que o ciclista tem vindo a subir aos poucos.

Guarcilena acrescentou que Schleck mostrou isso mesmo na Volta à Suíça, ganha pelo português Rui Costa, mas que a equipa não lhe colocará pressão e isso poderá trazer bons resultados, embora seja «irrealista pedir-lhe um lugar no pódio».

A RadioSchack terá na Volta a França uma equipa muito experiente, na qual constam os alemães Andreas Kloden (38 anos) e Jens Voigt (41), este último a disputar pela 16.ª vez o Tour, e o espanhol Haimar Zubeldia (36 anos).

«Podem considerar o Haimar como a nossa segunda arma», salientou o diretor em relação ao espanhol que na última edição foi sexto da geral e esteve quatro vezes entre os dez primeiros ciclistas na competição.

Fora da equipa, como previsto, estão os portugueses Tiago Machado e Nélson Oliveira, que disputaram a Volta a Itália, bem como o suíço Fabian Cancellara, o belga Stijn Devolder e o suíço Grégory Rast.

Em prova pela RadioSchack estarão: Jan Bakelants (Bel), Laurent Didier (Lux), Tony Gallopin (Fra), Markel Irizar (Esp), Andreas Klöden (Ale), Maxime Monfort (Bel), Andy Schleck (Lux), Jens Voigt (Ale) e Haimar Zubeldia (Esp).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.