A empresa promotora SCA Promotions anunciou que irá apresentar, esta quinta-feira, uma queixa contra Lance Armstrong para o reembolso de 12 milhões de dólares (8,8 milhões de euros) em prémios pagos ao antigo ciclista pelas suas vitórias na Volta à França.

Na sequência da irradiação do ciclista, a SCA Promotions exigiu a devolução dos 12 milhões de dólares em prémios pagos a Armstrong, disse o advogado da empresa, Jeff Dorough.

Contudo, Armstrong «não honrou esse pedido, pelo que posso agora confirmar que a SCA pretende apresentar queixa contra ele, logo pela manhã [de quinta-feira], de modo a ser ressarcida» dos 12 milhões de dólares, a que acrescem custos adicionais e juros, revelou o causídico à agência AFP.

Depois de anos de negações, inclusive em interrogatórios federais, Armstrong, 41 anos, admitiu o recurso ao doping, e a “confissão” levantou várias questões, nomeadamente se seria processado por perjúrio ou obrigado a devolver prémios e patrocínios que recebeu durante a sua carreira.

Em outubro, o antigo ciclista foi formalmente desclassificado de todos os resultados desportivos desde 1998, incluindo as sete vitórias na Volta a França, e irradiado do desporto, na sequência da investigação da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) que pormenorizou o envolvimento no «sistema de dopagem mais sofisticado da história do desporto».