O ciclista russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor) venceu hoje a solo a primeira etapa do Grande Prémio Abimota, numa demonstração de domínio que o deixa já com vantagem considerável no topo da geral após a chegada ao Caramulo.

Nych, de 29 anos, foi o primeiro a cortar a meta no Caramulo, em Tondela, distrito de Viseu, após 163 quilómetros iniciados em Proença-a-Nova, ao fim de 4:46.35 horas de corrida.

A Sabgal-Anicolor foi a grande responsável pelas ‘despesas’ da etapa e foi premiada também com o segundo lugar, para o uruguaio Mauricio Moreira, a 32 segundos do companheiro de equipa, com o português Afonso Silva (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense) no terceiro lugar, já a 1.28 minutos.

O resultado deixa Nych, também líder dos pontos, com 36 segundos de vantagem para Moreira, devido à bonificações, com Silva a 1.34 no terceiro lugar.

César Ponte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é o líder da montanha, enquanto o melhor jovem é o russo Viacheslav Ivanov (Efapel), com os ‘axadrezados’ como melhor equipa.

A performance de Artem Nych continua a impressionar em Portugal, uma vez que o russo ex-Gazprom-Rusvelo, que chegou à equipa em 2023, venceu este mês o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, continuando em forma a pouco mais de um mês do arranque da Volta a Portugal, que acabou em quarto no ano passado.

No sábado, a segunda de três etapas do Abimota tem partida e chegada em Vouzela, distrito de Viseu, e 138 quilómetros cronometrados, com a montanha a continuar na ‘ementa’.