Os ciclistas do Benfica de Luanda percorreram esta quarta-feira 90 quilómetros, de Camabatela ao Uíge, num treino de preparação aos atletas profissionais do clube tendo em vista a sua participação na Volta a Portugal, previsto para este ano.

O diretor desportivo de Benfica de Luanda, Carlos Araújo, em declarações à Angop, disse que o treino nessa localidade visa adaptar os ciclistas ao clima que, segundo disse, se assemelha ao de Portugal.

“O objetivo do périplo pelo norte do país é preparar três ciclistas, nomeadamente Igor Silva, Dário António e Cruz Tuto, que irão correr com profissionais na Volta a Portugal, bem como Mário de Carvalho, Gabriel Cole e Bruno Araújo, nas especialidades juniores e cadetes.

Referiu que a região tem um terreno montanhoso e está acima de mil metros de altitude, permitindo ao atletas ter um ritmo forte numa média de 41 a 42 quilómetros/hora durante o percurso. Os ciclistas fizeram o percurso em duas horas e 18 minutos, 40 minutos a mais do que o previsto.

Carlos Araújo disse que, apesar da forte chuva que caiu quando faltavam 15 quilómetros para a meta, realizaram o percurso com sucesso e sem grandes constrangimentos.

Para isso contribuíram também as boas condições das estradas e climatéricas encontradas entre as províncias do Cuanza Norte e Uíge, facto enaltecido pelo responsável do Benfica de Luanda.

O Benfica de Luanda pretende ainda realizar um estágio no terreno da competição (Portugal), em julho do ano em curso.

A comitiva do Benfica comporta 30 elementos.