O ciclista suíço Fabian Cancellara, quatro vezes campeão do mundo do contrarrelógio e campeão olímpico em Pequim2008, vai estar ausente dos Mundiais de Limburgo (Holanda), por sentir-se "dececionado" e "sem vontade de competir" depois do fracasso em Londres2012.

Cancelara, de 31 anos, não participará em prova alguma, segundo avança o seu empresário Armin Meier ao diário suíço Tages Anzeiger.

“Spartacus”, como é conhecido, foi pai recentemente e deverá ser submetido a uma intervenção cirúrgica para retirar uma placa da clavícula que fraturou na Volta a Flandres, facto que não se pode relacionar com a queda que sofreu na prova de fundo dos Jogos Olímpicos de Londres.

A queda em Londres fragilizou Cancellara no contrarrelógio, onde terminou no sétimo lugar, não conseguindo revalidar o título de campeão olímpico.

Segundo o seu empresário, Cancellara sofreu um trauma mental ao não alcançar os objetivos em Londres: “perdeu o contrarrelógio olímpico pela cabeça, não pela queda”, assegurou.

À baixa de Cancellara junta-se a do britânico Bradley Wiggins, campeão olímpico do contrarrelógio e do vencedor do Tour de França, que só participará na prova de estrada.

Os Campeonatos do Mundo de ciclismo vão ser disputados em Limburgo, Holanda, ente 16 e 18 de setembro.