O britânico Christopher Froome, esperado pela organização, deve falhar a Volta ao Algarve em bicicleta, já que vai disputar pela mesma altura o Tour do Omã, conforme a lista de provas divulgada na quinta-feira pela sua equipa.

Já com a ausência conhecida do seu compatriota e companheiro de equipa na Team Sky Bradley Wiggins, vencedor da Volta à França na temporada passada, Froome, segundo no "Tour", era esperado pela organização da "Algarvia", mas o seu programa de provas contempla a prova no Omã, a decorrer entre 11 e 16 de fevereiro, pelo que se realiza na mesma altura da portuguesa, agendada para ser disputada entre 14 e 17 de fevereiro.

Apesar desta baixa, a organização da prova portuguesa, que foi apresentada na quinta-feira, conta com a vinda do também britânico Mark Cavendish e do alemão Tony Martin, que constam na lista provisória de inscritos.

Em 2013, a Volta ao Algarve vai ser disputada em quatro dias, menos um do que tem sido hábito, e estreia a empresa TTW/MAIPEX na organização de provas velocipédicas, assim como o antigo corredor Cândido Barbosa como diretor desportivo.