O português João Almeida chegou hoje à décima posição da geral da Volta a França do Futuro em bicicleta, após a conclusão da difícil etapa alpina entre La Barthe e Crest-Voland Cohennoz, de 81,1 quilómetros.

A curta extensão desta oitava etapa potenciou a intensidade com que foi disputada, ficando na frente um grupo de pouco mais de 20 unidades, entre os quais maiores candidatos às primeiras posições da geral.

João Almeida foi o único português a colocar-se nesse grupo, do qual saiu o vencedor da etapa, o suíço Gino Maeder, que aproveitou a descida, após a subida de primeira categoria para Les Saisies, para se isolar.

Geriu depois o avanço e ganhou a etapa com 15 segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, liderado pelo colombiano Ivan Ramiro Sosa e pelo australiano Robert Stannard.

João Almeida cortou a meta na 19.ª posição, a 20 segundos do vencedor do dia. Entre a representação nacional seguiram-se Marcelo Salvador, 52.º a 3.24 minutos, Tiago Antunes, 91.º a 8.13, André Ramalho, 122.º, Rui Oliveira, 123.º, e Ivo Oliveira, 124.º, todos a 11.59.

O esloveno Tadej Pogacar mantém-se no topo da geral, com sete segundos de vantagem sobre o norte-americano Brandon McNulty e 12 segundos sobre o holandês Thymen Arensman.

João Almeida subiu um lugar, para décimo, a 1.02 do camisola amarela. Marcelo Salvador é o segundo melhor elemento português, no 53.º posto, a 9.24. Seguem-se Tiago Antunes, 55.º a 10.41, Rui Oliveira, 92.º a 20.48, André Ramalho, 93.º a 21.14, e Ivo Oliveira, 115.º a 32.42.

Coletivamente, Portugal está no 16.º lugar.

A nona e penúltima etapa, marcada para este sábado, volta a ter um percurso de alta montanha, que começa em Sèez e termina 83 quilómetros adiante, em Val d’Isère. A meta será a terceira subida de primeira categoria da jornada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.