O ciclista português Miguel Salgueiro foi hoje nono classificado na prova de fundo de sub-23 dos Europeus de estrada, em Plouay (França), ficando a quatro segundos do vencedor, o norueguês Jonas Iversby Hvideberg.

A chuva acompanhou os 136,6 quilómetros do percurso, tornando as estradas perigosas, mas, mesmo assim, o vencedor norueguês Jonas Iversby Hvideberg, que se impôs ao ‘sprint’, cumpriu o trajeto em 3:11.17 horas, à média de 42,812 km/hora.

Miguel Salgueiro, que acelerou na descida mais perigosa do percurso, de modo a garantir uma boa colocação na entrada para o ‘sprint’ final, cortou a meta quatro segundos depois do vencedor, inserido num grupo de várias dezenas de ciclistas.

A fuga principal da prova, formada a cerca de 40 quilómetros da meta, teve como principais animadores os ciclistas que viriam a terminar no pódio: Jonas Iversby Hvideberg, o dinamarquês Anthon Charmig e o checo Vojtech Repa.

Ainda no que diz respeito aos restantes portugueses, Guilherme Mota terminou no 70.º lugar, a 55 segundos do vencedor, Afonso Silva no 83.º, a 2.52 minutos, e Pedro Miguel Lopes, que integrou a fuga que viria a discutir as medalhas, acabou por abandonar, devido a cãibras.

“Foi mais uma boa corrida da nossa seleção. Apesar da falta de ritmo, conseguimos estar com os melhores, discutindo as posições cimeiras. Penso que o estágio prévio ao Europeu foi uma importante preparação”, referiu o selecionador nacional, José Poeira.

José Poeira realçou ainda a prova de Miguel Salgueiro, considerando que o ciclista “esteve muito bem, arriscando quando foi necessário e entrando no ‘sprint’ nas primeiras posições do pelotão, condição fundamental para se poder aspirar a um bom resultado”.

Os Europeus terminam na sexta-feira e Portugal terá quatro ciclistas em ação.

Beatriz Roxo e Daniela Campos partem às 08:00 para os 68,25 quilómetros da prova de fundo para juniores femininas e Fábio Fernandes e João Fernandes defendem as cores nacionais nos 109,2 quilómetros da corrida de juniores masculinos, a partir das 10:20.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.