O alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe) venceu hoje a quarta etapa da Volta ao País Basco em bicicleta, a terceira vitória na presente edição e a segunda consecutiva, e consolidou a liderança da geral individual.

Depois de já ter triunfado nas primeira e terceira tiradas, Schachmann defendeu-se hoje dos ataques dos rivais pela vitória final na ligação entre Vitoria-Gasteiz e Arrigorriaga, cortando a meta ao fim de 4:03.55 horas, necessárias para percorrer 163,6 quilómetros que incluíram uma contagem de montanha de primeira categoria.

O alemão tem dominado a prova e hoje bateu o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), vencedor da Volta ao Algarve, depois de os dois chegarem sozinhos à meta, com o dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana) a fechar o pódio, a um segundo.

Na geral, Schachmann tem 51 segundos de vantagem sobre um colega de equipa, o austríaco Patrick Konrad, e 52 para Ion Izagirre (Astana), num dia marcado pelo abandono do polaco Michal Kwiatkowski (Sky).

O melhor português do dia foi Ruben Guerreiro (Katusha-Alpecin), que cortou a meta no 28.º posto, a 25 segundos, o que lhe valeu uma subida na geral para 36.º, enquanto Ricardo Vilela (Burgos-BH) abandonou após uma queda, à semelhança do que já tinha feito na quarta-feira o colega de equipa José Neves.

José Gonçalves (Katusha-Alpecin) é 78.º à geral depois de hoje acabar em 69.º, enquanto Amaro Antunes (CCC) foi 89.º e subiu para a mesma posição na geral.

Na sexta-feira corre-se a etapa ‘rainha’ da ‘Itzulia’, que liga Arrigorriaga a Arrate ao longo de 149,8 quilómetros, com duas contagens de montanha de primeira categoria, uma delas a coincidir com a meta.