O ciclista Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhou hoje ao 'sprint' a terceira etapa do 10.º Grande Prémio 'O Jogo', com partida e chegada em Vila Nova de Paiva, e o seu colega Rafael Reis mantém a camisola amarela.

Luís Mendonça, vencedor da prova em 2019, cumpriu os 137 quilómetros do percurso em 3:17.35 horas, o mesmo dos seguintes 15 ciclistas, e mantém o segundo lugar da geral, a 19 segundos do líder Rafael Reis.

O dia ficou marcado pela operação 'Prova Limpa', da Polícia Judiciária (PJ), que informou terem sido efetuadas "duas detenções e realizadas várias dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias em diversas regiões do território nacional, visando dirigentes, atletas e instalações de uma das equipas em competição".

A PJ não indica qual foi a equipa visada nestas buscas, embora tudo indique que possa ser a W52-FC Porto, que não partiu para a terceira etapa do Grande Prémio ‘O Jogo’, sem que fossem conhecidas as razões.

De acordo com o Correio da Manhã, os detidos são o diretor da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, e diretor desportivo da União Ciclista da Maia, José Ribeiro.

A operação policial visou a deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis em provas de ciclismo, tendo detido duas pessoas e apreendido "diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo".