O espanhol Alberto Contador (Saxo-Tinkoff) venceu, este sábado, a sexta e penúltima etapa do Tour de San Luis, na Argentina, enquanto o português João Mendes (Netaap-Endura) foi nono e o argentino Daniel Díaz, segundo, consolidou a liderança da geral.

Contador, único espanhol a vencer as voltas a Itália, França e Espanha, nomeadamente a Vuelta de 2012, cumpriu aos 156,6 quilómetros entre Quines e o Mirador del Sol (Merlo) em 3:47.34 horas, terminando com dois segundos de vantagem sobre o corredor da equipa local San Luis Somos Todos e o brasileiro Alex Diniz.

Na subida final, de primeira categoria, onde já ganhara no ano passado, Contador mostrou uma forma razoável, suficiente para bater por uma roda os dois mais diretos perseguidores, separados somente pelo "photo-finish". Arnold Alcolea (Seleção de Cuba) e o italiano Mauro Santambrogio (Vini Fantini) chegaram em quarto e quinto, a 14 segundos.

Com uma etapa por disputar, Dani Díaz tem o triunfo final praticamente assegurado. Hoje, ampliou para 33 segundos a vantagem na geral sobre o norte-americano Tejay Van Garderen (BMC), que hoje foi sexto, a 18 segundos do vencedor, enquanto Alex Diniz segue em terceiro, a 39, e Contador em quarto, a 1.02 minutos.

João Mendes foi o melhor português na etapa, terminando em nono, a 34 segundos do corredor de Pinto, seguido por André Cardoso (Caja Rural), 17.º, a 1.06 minutos, enquanto Bruno Pires e Sérgio Paulinho, colegas de Contador, chegaram a 8.48 e 11.20, respetivamente.

Na geral, Cardoso continua a ser o mais bem classificado, em 15.º, a 4.20, e Mendes segue em 18.º, a 4.56. Bem mais atrasados estão Pires, 66.º, a 32.27, e Paulinho, 113.º, a 51.41.