A província do Cuando Cubango será de 18 a 23 deste mês o palco do Primeiro Grande Prémio Internacional de Ciclismo do Município do Cuchi, nos escalões de júnior e sénior masculino alusivo ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional Agostinho Neto.

O certame organizado pela Federação Angolana de Ciclismo (FACI) e apoiado pela administração Municipal do Cuchi contará com a participação de todas as equipas filiadas no órgão que rege a modalidade no país, com a exceção de São Tomé e Príncipe.

Este país estará representado na prova com os seis melhores ciclistas da última edição da Volta a Cacau, que decorreu neste mês, em São Tomé e Príncipe e, igual número para cada equipa angolana.

Alojamento, deslocação, alimentação para os clubes e outros serviços em prol do evento desportivo, serão responsabilizados pelo governo provincial do Cuando Cubango, que garantiu apoiar a prova.

A competição onde serão premiados os dez melhores ciclistas com troféus, medalhas e fins monetários que não foram revelados pela organização, terá três etapa, duas em linha e uma de circuito fechado:Municipios de Menongue para o Cuchi 110 quilómetros, Longa-Cuíto 95 quilómetros (provas em linha), ao passo que a única prova de circuito fechado será de 30 quilómetros com inicio e fim no Município do Cuchi.

No certame estará também incluído o Prémio de Montanha, onde os ciclistas deverão subir e descer uma das montanhas do município de Menongue, cujos prémios serão para os três primeiros ciclistas.

Segundo o vice-presidente da Federação Angolana de Ciclismo para área desportiva, Justimiano Araújo, que não revelou o orçamento e o valor monetário dos prémios para os ciclistas na competição, disse que os preparativos estão a decorrer sem sobressaltos.

"Os preparativos estão a decorrer da melhor forma, quer em termos administrativos e técnicos, por isso esperemos realizar uma boa prova internacional. Para além da presença de São Tomé e Príncipe contaremos com a participação de todas as equipas que militam nos campeonatos nacionais", disse Justimiano Araújo.

O dirigente desportivo aconselhou ainda as equipas a escalarem um dia antes ao palco da competição, para que não haja desculpas de atraso no certame, onde a organização espera ser elogiada pelos participantes e amantes da modalidade.