O português Daniel Mestre (W52-FC Porto), mesmo constipado, ascendeu hoje à liderança do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela em bicicleta, graças ao triunfo na segunda etapa.

No empedrado na difícil chegada ao Fundão, 197,5 quilómetros após a partida de Manteigas, Daniel Mestre melhorou o terceiro lugar da véspera e foi o mais forte no ‘sprint’, batendo sobre a meta o espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) e o colombiano Edwin Ávila (Israel Cycling Academy).

Mesmo fragilizado, Daniel Mestre, que gastou 4:58.47 horas para terminar a etapa mais longa, juntou ao triunfo na etapa a subida à liderança, com quatro segundos de avanço sobre Ávila, anterior camisola amarela, e oito sobre García de Mateos.

“Não podia estar mais contente com esta vitória. Muita gente não sabe, mas estou doente, tenho uma constipação muito grande. Mas os meus colegas e o meu diretor desportivo acreditaram em mim. Hoje, com o trabalho que fizeram só tinha de dar o meu máximo e conseguir esta vitória muito importante. Seja para a equipa, seja para mim”, disse.

Com apenas uma etapa por disputar, Mestre não promete a defesa da amarela num dia em que o pelotão vai ligar Celorico da Beira à Covilhã, num percurso de 177,4 quilómetros, com passagem pela Torre (contagem de primeira categoria) e a com a meta a coincidir com uma contagem de terceira categoria.

“Amanhã [domingo], não prometo nada. Vou dar o meu máximo e seja o que deus quiser”, afirmou.

Embora sem resultados práticos, a Efapel acabou por ser uma das grandes animadoras da tirada, com Henrique Casimiro e o búlgaro Nikolay Mihaylov, que chegaram a ter David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), a protagonizarem a grande fuga do dia, que chegou a ter cerca de sete minutos de vantagem.

Já com esta fuga anulada, foi a vez de Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) tentar fugir, mas, mesmo conseguindo uma vantagem de quatro minutos, acabou por ser apanhado nos 10 quilómetros finais.

Quando o ciclista ‘axadrezado’ vinha na frente, Jóni Brandão (Efapel) e Luís Fernandes (Aviludo-Louletano) ainda tentaram sair do pelotão, mas essa iniciativa teve o mesmo final das outras, e o pelotão – já reduzido a 50 unidades – chegou compacto ao Fundão.