O ciclista português Daniel Mestre (Efapel) venceu hoje a primeira etapa em linha do Grande Prémio Jornal de Notícias, na qual o espanhol Raul Alarcón (W52-FC Porto) chegou à camisola amarela.

O pelotão chegou compacto a Valongo, para discutir a vitória no final dos 187,5 quilómetros desde Viseu, mas uma queda a 300 metros da meta desorganizou o grupo e Daniel Mestre emergiu do caos para levantar os braços, diante de Alarcón e Bruno Sancho (Anicolor).

“Era uma chegada muito complicada. A minha missão passava por lançar o Rafael Silva. Infelizmente, ele ficou envolvido na queda, a 300 metros da meta. Como me senti com forças, consegui esta vitória”, explicou o alentejano da Efapel, que cumpriu a tirada em 04:51.39 horas.

Raul Alarcón, que já bonificara três segundos durante a etapa, em metas volantes, somou mais seis segundos na meta e, assim, substituiu o colega de equipa Rafael Reis no topo da classificação geral.

“Podia ter vencido a etapa, mas tive de travar na última rotunda e o Daniel Mestre, que veio de trás, ganhou. Estou feliz por ter chegado à camisola amarela. Vamos ver se agora é de vez. Na corrida anterior [Grande Prémio do Dão] perdi-a no último dia. Vamos tentar que agora a história seja diferente”, disse Raul Alarcón, que lidera com três segundos de vantagem sobre o ciclista da Efapel e seis sobre o anterior líder.