O ciclista colombiano Darwin Atapuma (UAE Abu Dhabi) recebeu hoje alta do hospital de San Juan, Argentina, onde foi hospitalizado após sofrer um traumatismo cranioencefálico na sequência de uma queda na segunda etapa da Volta a San Juan.

“Estou bem e contente, porque foi descartado qualquer perigo. Voltarei para a Colômbia para continuar os meus treinos e preparar as próximas provas, os campeonatos nacionais e a Volta à Catalunha”, disse Atapuma à agência EFE no hotel de San Juan.

Atapuma, que deu nas vistas na última edição da Volta à Espanha, depois de liderar a prova durante quatro dias, sofreu o acidente a cerca de quatro quilómetros da chegada, ao envolver-se numa queda coletiva, sendo transportado, pouco minutos depois, para o hospital de San Juan.

O colombiano explicou como aconteceu a queda, que marcou o final da segunda etapa da prova argentina, que foi ganha ao ‘sprint’ pelo belga Tom Boonen (Quick-Step Floors): “Estávamos a perseguir o grupo da frente a quatro quilómetros da meta, quando um cão se atravessou e não consegui evitá-lo. Caí e perdi o conhecimento. Quando acordei, estava no hospital.”

O primeiro diagnóstico, avançado pela EFE, citando fontes hospitalares, apontou para “um traumatismo cranioencefálico ligeiro, com perda momentânea do conhecimento, traumatismo cervical e escoriações no rosto”.