A ciclista neerlandesa Demi Vollering (SD Worx) conquistou hoje pela primeira vez a Volta a Espanha feminina, coroando o triunfo com a vitória isolada na oitava e última etapa, corrida na região de Madrid.

Na liderança desde a quinta etapa, Vollering, vencedora da Volta a França em 2023, impôs-se em 02:43.06 horas a última etapa, que ligou Madrid a Valdesquí, num total de 89,5 quilómetros, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Vollering deixou a francesa Évita Muzic (FDJ-SUEZ) a 29 segundos e a neerlandesa Riejanne Marcus (Visma-Lease a Bike) a 33, com a italiana Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek) a ser a grande derrotada do dia, perdendo um minuto.

Na geral, Vollering venceu com 1.49 minutos sobre a compatriota Riejanne Marcus, que ‘roubou’ o segundo lugar, a Elisa Longo Borghini.

A neerlandesa, de 27 anos, somou a 32.ª vitória da carreira, juntando a Vuelta ao Tour de 2023 e a duas Liège-Bastogne-Liège, além de triunfos na Amstel Gold Race, na Flèche Wallonne e na Strade Bianchi.

A portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CM Team) terminou a tirada na 68.ª posição, a 21.33 minutos de Vollering, subindo a 74.ª, a 1:07.22 horas.