O ciclista holandês Wouter Poels (Omega Pharma-Quickstep) venceu hoje a quarta etapa da Volta ao País Basco, no alto de Arrate, na qual o líder Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) perdeu segundos para Alejandro Valverde (Movistar).
Numa jornada própria para escaladores e "negra" para Rui Costa (Lampre-Merida), que perdeu mais de 18 minutos, o jovem de 26 esperou pelo final da subida até ao topo do monte Arrate, em Eibar, para lançar um ataque fortíssimo, ao qual os principais candidatos à geral, inclusive o camisola amarela, não conseguiram responder.
Apesar de ter atacado diversas vezes na subida, o espanhol Alberto Contador não teve pernas para seguir o ataque de Poels, que só teve resposta por parte de outro duo espanhol composto por Alejandro Valverde e Samuel Sanchez (BMC) na curta descida final.
O ciclista da Omega Pharma-Quickstep, que estava no grupo da frente para trabalhar para o seu líder, o polaco Michal Kwiatkowski, testou as suas forças e teve a autorização dos primeiros da geral para sair do pelotão, na companhia de Thibaut Pinot (FDJ), Jean-Christophe Peraud (AG2R) e Simon Spilak (Katusha).
Contador e a sua Saxo-Tinkoff estavam a controlar as operações na frente, mas cederam demasiado espaço a Poels, que deixou os companheiros de fuga rumo a Arrate, onde estava instalada a meta, depois de 151 quilómetros, com partida em Vitória.
O holandês cortou a meta isolado, com um segundo de vantagem sobre Valverde, que chegou lado a lado com Sanchez e reduziu para 12 segundos a diferença para o primeiro da geral.
Contador, décimo na etapa, a três segundos do tempo (3:39.29 horas) de Poels, mantém-se no comando da geral, classificação em que Rui Costa (Lampre-Merida) caiu a pique.
A quarta jornada da prova basca foi negativa para as aspirações portuguesas, com André Cardoso (Garmim-Sharp) a ser o melhor, na 32.ª posição, a 02.11 minutos do vencedor – desceu ao 25.º lugar da geral.
Num dia desastroso para o campeão do Mundo, que foi 84.º, a 18.01 minutos de Poels, e é agora 59.º, a 22.13 minutos, os dois portugueses da Saxo-Tinkoff, Sérgio Paulinho e Bruno Pires, foram, respetivamente, 78.º e 116.º, enquanto Nelson Oliveira (Lampre-Merida) foi 87.º.
Oliveira ocupa a 94.ª posição na geral individual, a 38.41 minutos, Paulinho é 112.º, a 45.18 minutos, e Pires é penúltimo, a 01:01.05 horas.
Na sexta-feira, disputa-se a quinta etapa, entre Eibar e Markina-Xemein, no total de 160 quilómetros.
Comentários