O ciclista colombiano Egan Bernal (Sky) subiu na segunda-feira à liderança da Volta à Califórnia, ao vencer a segunda etapa, na qual o campeão português Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo) foi 10.º.

Na subida para a contagem de categoria especial no final dos 157 quilómetros entre Ventura e Gilbratar Road, Bernal atacou sem resposta à altura dos restantes ciclistas que integravam o grupo de frente, cortando a meta isolado em 4:14 horas.

A 21 segundos do colombiano chegou o polaco Rafal Majka (Bora-hansgrohe), com o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott) a fechar o pódio da tirada, a 25 segundos.

Ruben Guerreiro integrou o grupo dos favoritos até bem perto do final, mas acabou por ceder 1.01 minutos para Bernal.

Na geral, Bernal tem 25 segundos de avanço sobre Majka e 31 sobre Yates, enquanto o campeão português subiu a 10.º, a 1.11 minutos.

Na terça-feira corre-se a terceira etapa, entre King City e Laguna Seca Recreation Area, num circuito de 197 quilómetros, em que os ciclistas terão de passar por três contagens de montanha de segunda categoria e duas de terceira, a última das quais a menos de três quilómetros da meta.