Este artigo tem mais de 10 anos
A formação conta com Nuno Ribeiro, Ricardo Vilela e Arkaitz Duran, mas perdeu o vencedor do ano passado da Volta a Portugal
A equipa OFM/Quinta da Lixa, vencedora da edição do ano passado da Volta a Portugal, apresentou esta terça-feira a equipa para 2014, com o objetivo de revalidar os títulos individuais e coletivos na prova rainha do ciclismo nacional.
A formação, que corre pelas cores da União Ciclista de Sobrado, deu a conhecer os 15 corredores que vão compor o grupo esta temporada, com destaque para as contratações do experiente Nuno Ribeiro e dos trepadores Ricardo Vilela e Arkaitz Duran.
Apesar de ter perdido o vencedor da Volta a Portugal do ano passado, Alejandre Marque, que deixou a equipa, o diretor desportivo da OFM/Quinta da Lixa, José Barros, deixou bem claro os objetivos para 2014.
"Espero que esta época seja semelhante à da época passada, onde logo na estreia conquistámos os mais importantes títulos do ciclismo português. Para isso, reforçámo-nos com atletas experientes, e que nos podem vir a dar uma mais-valia nas provas de montanha", afirmou.
O diretor desportivo da equipa do concelho de Valongo considerou "que não foi fácil reunir os apoios para esta temporada", agradecendo aos patrocinadores e pedindo um apoio efetivo à autarquia local.
"Espero que o presidente da Câmara de Valongo dê um pouco mais de atenção a este projeto que tanto dignifica este concelho", disse.
José Barros garantiu "que, apesar do sucesso do ano anterior, a equipa vai partir para a estrada com o máximo respeito pelos adversários e com consciência que é difícil revalidar as vitórias", assegurando que o espanhol Gustavo Veloso, segundo classificado da Volta a Portugal em 2013, será a principal figura da equipa.
O corredor galego reconheceu a responsabilidade que é depositada em si e prometeu empenho em prol do grupo.
"Ganhar a Volta a Portugal é um dos meus grandes objetivos. É um sonho que sempre tive e acredito que ainda vou ter hipótese de o fazer. O ano passado superámos as expectativas e sabemos que igualar a época anterior será difícil, mas vamos tentar até porque estamos mais experientes", afirmou o corredor.
Para ajudar Gustavo Veloso a conseguir esse objetivo, a OFM/Quinta da Lixa recrutou um "homem da casa", Nuno Ribeiro, natural de Sobrado e presidente da União Ciclista de Sobrado, e que no seu currículo conta já com uma vitória na Volta a Portugal.
"É sempre especial estar numa nova equipa, mas esta é do meu concelho e da minha freguesia. É muito gratificante vestir esta camisola. Vou trabalhar para os meus colegas, como espero que eles trabalhem para mim quando eu estiver na frente. Uma equipa é uma equipa. Vamos tentar remar todos para o mesmo lado", disse Nuno Ribeiro
A equipa OFM / Quinta da Lixa vai este ano apresentar o seguinte leque de corredores: Pedro Brás, Flávio Cipriano, Rui Barros, Gualter Carvalho, João Matias, Eduard Prades, Luis Fernandes, Mário Costa, Hélder Oliveira, Arkaitz Duran, Samuel Caldeira, Ricardo Vilela, Délio Fernandez, Nuno Ribeiro e Gustavo Veloso.
Comentários