As equipas portuguesas estiveram hoje em destaque na primeira etapa da Volta a Castela e Leão, ganha pelo espanhol José Joaquín Rojas (Movistar), ao conseguirem colocar cinco ciclistas entre os 20 primeiros.

À chegada a Zamora, o espanhol Vicente Garcia (Louletano-Dunas Douradas) foi o melhor das equipas portuguesas, ao ser sétimo no "sprint" final que consagrou José Joaquín Rojas, o primeiro camisola amarela desta edição da prova espanhola.

O melhor português da tirada, que ligou Ciudad Rodrigo a Zamora em 04:34.00 horas, no total de 161,4 quilómetros, foi Daniel Freitas, na 11.ª posição, um lugar melhor do que o colega da LA-Antarte António Carvalho. Filipe Cardoso, da Efapel-Glassdrive, foi 13.º e o seu colega espanhol Diego Rubio terminou na 17.ª posição.

Além da LA-Antarte, que é terceira na geral por equipas e viu Pedro Paulinho andar em fuga no dia de hoje, da Efapel-Glassdrive e do Louletano-Dunas Douradas, também a Rádio Popular está presente na corrida espanhola.

José Joaquin Rojas lidera a geral com Sergey Shilov (Lokosphinx), o segundo da etapa, à distância de quatro segundos. Os primeiros representantes das equipas nacionais estão a dez segundos do camisola amarela.