O antigo ciclista e atual diretor desportivo da Garmin, Jonathan Vaughters, pediu, esta segunda-feira, uma legislação antidoping forte, pouco depois de admitir ter recorrido a substâncias proibidas durante a sua carreira.
A confissão de Vaughters, de 39 anos, foi feita num artigo intitulado «Como afastar o doping do desporto», publicado no jornal New York Times, no qual ressalva a importância da legislação antidoping.
«Escolhi dopar-me para não matar o meu sonho», escreve Vaughters, acrescentando: «Escolhi mentir, estou arrependido pela minha decisão e lamento-a».
O antigo ciclista norte-americano refere que a culpa que sentiu o levou a abandonar o ciclismo e a começar uma equipa profissional, na qual o recurso ao doping não é uma opção.
Jonathan Vaughters, que se retirou da competição em 2003, considera essencial apoiar os jovens ciclistas para que não recorram ao doping.
«Vamos juntar os nossos esforços e recursos para tornar o desporto justo e dar aos nossos atletas a possibilidade de alcançarem os seus sonhos sem comprometeram a sua moral», disse.