A ciclista olímpica portuguesa Daniela Campos foi hoje 15.ª classificada na corrida de fundo da categoria sub-23 do campeonato da Europa de estrada, em Hasselt, na Bélgica, que coroou Sofie van Rooijen, dos Países Baixos.

Campos, atual campeã nacional de fundo e contrarrelógio, disciplina em que foi 17.ª na quarta-feira, fez uma corrida de bom nível, bem posicionada, e escapou a uma queda coletiva na última volta dos 101,4 quilómetros entre o velódromo de Zolder e Hasselt.

Na discussão ao sprint, Sofie van Rooijen sagrou-se campeã da Europa, com a compatriota Scarlett Souren no segundo lugar, deixando para a italiana Eleonora Gasparini o bronze.

Campos entrou em 15.º, com as mesmas 2:26.21 horas da vencedora, admitindo depois, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo, que teria preferido um traçado com “estradas mais estreitas e viragens”, que não penalizasse tanto uma corredora sozinha, em detrimento das seleções mais numerosas.

“Neste contexto, estou muito feliz com o meu desempenho e com o resultado final”, declarou a jovem, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024 e chegou a estes Europeus condicionada por doença.

Na corrida masculina, em que venceu também um neerlandês, Huub Artz, Gonçalo Tavares foi 37.º, Noah Campos 47.º, ambos no pelotão, a 2.48 minutos do vencedor, enquanto João Silva abandonou.

O pódio desta prova, decidida num sprint a dois entre fugitivos, ficou completo com o alemão Niklas Behrens, segundo, e o francês Léandre Lozouet, terceiro a 11 segundos.

No sábado, Portugal estará representado na corrida de fundo para juniores, com Adrian Pacho, Daniel Moreira, Gonçalo Rodrigues, Guilherme Mestre, João António e José Miguel Moreira.