O ciclista russo Alexander Foliforov (Gazprom-Rusvelo) venceu hoje a 15.ª etapa da Volta à Itália, um contrarrelógio individual de 10,8 quilómetros, tendo o holandês Steven Kruijswijk (Lotto-Jumbo) reforçado a liderança.

Na ligação entre Castelrotto e Alpe di Siusi, uma cronoescalada com quatro quilómetros de pendentes entre 8% e 11% de inclinação, Foliforov cumpriu a distância em 28.39 minutos, creditado com o mesmo tempo de Kruijswijk, que, com o segundo posto na tirada, aumentou a vantagem para os restantes adversários.

O russo chegou à terceira vitória da temporada e deu o primeiro triunfo à Gazprom-Rusvelo no Giro e também em grandes voltas. Kruijswijk tem agora 2.12 minutos de vantagem sobre segundo classificado, o colombiano Esteban Chaves (Orica GreenEdge), que beneficiou do problema mecânico de Vincenzo Nibali (Astana), agora terceiro, a 2.51.

A 16.ª etapa, de 132 quilómetros, corre-se na terça-feira e liga Bressanone e Brixen-Andalo, contando com um final em alto. Na segunda-feira, cumpre-se o último dia de descanso da prova italiana.