A teimosia não tem idade. Que o diga Robert Marchand, um ciclista francês de 102 anos que hoje tenta bater o recorde mundial de 24 quilómetros e 250 metros em 60 minutos, que já lhe pertencia.

A notícia tem grande destaque no jornal francês “Le Figaro”, que dá conta da vontade do ciclista de 102 anos em quebrar mais um recorde na categoria “mais de 100 anos”.

Natural de Amiens, Robert Marchand procura hoje bater mais um recorde pessoal depois de se tornar, em 2011, no primeiro ciclista centenário a percorrer 23,2 quilómetros em 60 minutos na localidade de Aigle na Suíça, e de no ano seguinte ter elevado essa marca para os 24,25 quilómetros numa hora.

Testemunha de ambas as guerras mundiais, Marchand desempenhou todo o tipo trabalho, desde guardador de vacas, criador de frangos, sapateiro, bombeiro, lenhador ou comerciante de vinhos. Segundo o próprio, a paixão pelo ciclismo começou já na reforma e o que pretende mostrar com esta iniciativa é “que aos 100 anos, as pessoas podem fazer algo mais do que ficar em casa a jogar às cartas”.

A viver numa pequena casa com apenas 20 metros quadrados, onde guarda a sua bicicleta, Marchand vive de uma pequena pensão e revela que o seu segredo para a longevidade está numa “colher de mel no copo de água” por dia.