O português Frederico Figueiredo revelou hoje a ambição de lançar a sua carreira na prova de fundo de sub-23 do Campeonato do Mundo de ciclismo, na qual, na sexta-feira, vai ser o único representante luso.

«Vai ser o meu primeiro Campeonato do Mundo, mas estou motivado para conseguir um bom resultado. Ficar entre os dez ou quinze primeiros seria ouro sobre azul. Trabalhei muito para este desafio e agrada-me o percurso, que se adapta às minhas características, por ser seletivo. Sei que um Mundial pode ser uma rampa de lançamento da carreira e quero aproveitar esta oportunidade», afirmou o corredor da Liberty Seguros-Feira-KTM, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Frederico Figueiredo vai ser o único representante português nos 173,2 quilómetros da prova, entre as termas de Montecatini e Florença, e apesar dessa desvantagem, o selecionador José Poeira acredita que o corredor poderá contrariar a desvantagem de não ter equipa.

«Apesar de não ter muita experiência internacional, já é sub-23 de quarto ano. Sabe ler a corrida e isso pode ser muito importante para chegar ao final num grupo restrito em que estejam os melhores corredores», explicou Poeira, igualmente em declarações à FPC.