O segundo posto na 17.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta e a subida ao oitavo lugar da geral dão “mais motivação e confiança” a João Almeida (Deceuninck-QuickStep), que hoje elogiou o trabalho da equipa em seu favor.

“Não acho que pudéssemos ter feito mais do que isto. A malta protegeu-me e trabalhou para mim, fizeram um grande esforço no vale, enquanto nos aproximávamos da última subida [Sega di Ala, onde estava a meta]. Depois, como me senti bem, tentei e tentei na última subida. Para ser sincero, não esperava aquelas diferenças de tempo, ou ganhar mais lugares na geral”, contou o ciclista português, citado pela equipa em comunicado.

O irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), vindo da fuga do dia, cumpriu os 193 quilómetros entre Canazei e Sega di Ala em 4:54.39 horas, batendo o ciclista português por 13 segundos, enquanto o britânico Simon Yates (BikeExchange) foi terceiro na etapa, a 30.

Na geral, o colombiano Egan Bernal (INEOS) segue na liderança, mas perdeu tempo para alguns dos favoritos à vitória final, com o italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) no segundo posto, a 2.21 minutos, e Yates no terceiro, a 3.23. João Almeida subiu duas posições, para o oitavo posto, a 8.45 do camisola rosa.

“Ser segundo nesta subida tão difícil, e oitavo na geral, dá-me mais motivação e confiança para as etapas que faltam”, declarou o português, que foi quarto classificado no Giro2020, prova que liderou durante 15 etapas.

Durante a subida, Almeida juntou-se a Simon Yates para atacar a possibilidade de chegar a Dan Martin, por um lado, e deixar para trás Egan Bernal e os restantes candidatos, por outro, antes de ele próprio sair a solo em perseguição do eventual vencedor, ficando a 13 segundos de se estrear a vencer.

O esforço do português permitiu-lhe mesmo estabelecer o recorde da subida mais rápida em Sega di Ala, com o jovem de 22 anos a gastar 38.07 minutos para cumprir os 11,5 quilómetros da ascensão classificada como de primeira categoria.

Na quinta-feira, a 18.ª etapa liga Rovereto a Stradella, em 231 quilómetros, com várias subidas não categorizadas e uma de quarta categoria, na parte final do dia.