O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu hoje a sexta etapa da Volta à Catalunha, liderada pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e que tem o português João Almeida (UAE Emirates) na terceira posição.

Kaden Groves impôs-se ao ‘sprint’ ao francês Bryan Coqard (Cofidis), voltando a vencer uma etapa sobre a linha da meta, tendo João Almeida terminado os 174,1 quilómetros entre Martorell e Molins de Rei na 18.ª posição, a 1.07 minutos do australiano.

Após vários ataques entre os favoritos na subida ao Creu d'Aragall, o pelotão ficou compacto à entrada para os quilómetros finais e o triunfo na etapa acabou por ser decidido ao ‘sprint’, pela segunda vez, por Kaden Groves (3:50.32 horas).

Ivo Oliveira (UAE Emirates) cruzou a linha de chegada em Molins de Rei na 115.ª posição, a 10.54 minutos de Kaden Groves, e segue no 150.º posto da geral, a 1:21.23 horas do esloveno Primoz Roglic, que fechou a tirada de hoje em nono.

As únicas alterações na classificação geral foram ditadas pelos cinco segundos de bonificação atribuídos a Primoz Roglic e a Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), segundo, que aumentaram a diferença para João Almeida, que ficou a 1.07 minutos do líder.

O espanhol Marc Soler, colega de João Almeida na UAE Emirates, também bonificou um precioso segundo, que lhe permitiu ascender ao quarto lugar da geral, ultrapassando o seu compatriota Mikel Landa (Bahrain Victorious).

A sétima e última etapa da Volta à Catalunha decorre no domingo, na distância de 136 quilómetros, com partida e chegada em Barcelona.