O ciclista espanhol Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) deverá dar hoje o passo definitivo rumo à vitória na Volta a Portugal, no contrarrelógio de 34,2 quilómetros da nona e penúltima etapa, entre a praia de Pedrógão e Leiria.

Vencedor em 2014 e segundo classificado em 2013, o galego, que lidera desde a segunda etapa, é o último a partir, saindo para a estrada às 16:45, dois minutos depois do terceiro classificado, o português Jóni Brandão (Efapel), que dista 57 segundos do camisola amarela e já não consitui ameaça, porque o 'crono' não é o seu terreno.

O facto de o segundo classificado, Delio Fernández, ser colega de equipa do camisola amarela fez com que o colégio de comissários da Volta a Portugal colocasse o espanhol como antepenúltimo a partir, às 16:41. A sua diferença para Veloso na geral é de 14 segundos, mas o exercício solitário também o desfavorece.

A maior ameaça para Veloso no contrarrelógio vem de outro especialista, o também espanhol Alejandro Marque (Efapel), vencedor de 2013, mas a diferença de 1.28 minutos entre o líder e o quarto da geral é uma grande margem de segurança para o primeiro.

Marque, que sai às 16:39, tem no entanto legítimas aspirações em chegar ao 'top 3' e é muito provável que a 77.ª edição da Volta a Portugal, que termina no domingo, em Lisboa, tenha um pódio final totalmente galego.

Ao holandês Dennis Bakker (Parkhotel Valkenburg) cabe a responsabilidade de abrir o caminho para o 'crono', a partir das 14:47.