O russo Ilnur Zakarin (Katusha) "sobreviveu" esta quarta-feira à chuva e conquistou, no circuito de Imola, a 11ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, num dia em que o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) manteve a camisola rosa.

Numa tirada que ligou Forli a Imola, num total de 153 quilómetros e que terminou com quatro voltas realizadas ao histórico circuito automobilístico, Zakarin reagiu melhor ao piso escorregadio e completou a etapa em 3:55.07 horas.

O ciclista russo, que somou a sua primeira vitória numa grande volta, terminou com 53 segundos de vantagem sobre o grupo da fuga, liderado pelo colombiano Carlos Betancur (AG2R-La Mondiale) e pelo italiano Franco Pellizotti (Androni-Sidermec), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Na luta pela camisola rosa, Contador manteve a liderança com três segundos de vantagem sobre o italiano Fabio Aru (Astana), que segue em segundo, enquanto o espanhol Mikel Landa, também da Astana, é terceiro a 46.

À procura de fazer história esta temporada com a conquista do Giro e do Tour de França, Contador terminou a etapa integrado no pelotão, juntamente com os seus principais perseguidores na geral, a 1.02 minuto de Zakarin, num grupo em que também esteve o português André Cardoso.

O ciclista da Orica-GreenEdge continua com o estatuto de melhor português em prova, tendo subido ao 29º posto da geral, a 22.12 minutos do camisola rosa. Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) foi 52º na tirada e ascendeu ao 109º lugar, enquanto Fábio Silvestre (Trek) perdeu um lugar e está agora na 160.ª posição.

Na quinta-feira, a 12ª etapa do Giro vai ligar Imola a Vicenza, num total de 190 quilómetros.