O ciclista espanhol Imanol Estevez (Euskadi-Murias) começa hoje a defender a liderança na 34.ª Volta ao Alentejo, na segunda etapa, que vai ligar Monforte e Montemor-o-Novo.

A chegada ao castelo de Montemor-o-Novo, que culmina uma subida de 1.900 metros, de quarta categoria, promete testar a liderança do jovem espanhol, que na quarta-feira venceu a primeira etapa, em Castelo de Vide.

O pelotão de 161 unidades vai partir de Monforte às 11:00, rumando à primeira das três metas volantes do dia, situada em Borba, ao quilómetro 39,9.

Num traçado de 206,2 quilómetros sem qualquer contagem de montanha – a única da jornada coincide com a meta em Montemor-o-Novo -, caberá à Euskadi-Murias evitar que os principais adversários de Estevez bonifiquem nas metas volantes de Redondo (64) e Reguengos de Monsaraz (92,8).

O basco da Euskadi-Murias tem quatro segundos de vantagem sobre David de La Fuente (Sporting-Tavira) e cinco sobre Krister Hagen (Coop-Oster Hus).

Em dúvida para a segunda etapa está Gustavo Veloso (W52-FC Porto), bicampeão da Volta a Portugal, que caiu na primeira etapa e sofreu uma subluxação do acrómio clavicular esquerdo.