O italiano Ivan Basso foi hoje operado “com êxito” a um cancro nos testículos e deverá ter alta na quinta-feira, informou o hospital de Milão onde decorreu a cirurgia ao ciclista, que abandonou a Volta a França.

“Ivan Basso foi hoje submetido a uma intervenção cirúrgica de remoção do testículo esquerdo devido à presença de um tumor”, lê-se no comunicado do hospital, que acrescenta que a operação “foi concluída com êxito e o paciente, já em ótimas condições gerais, receberá alta amanhã [quinta-feira]”.

Após conhecidos os resultados das análises feitas ao tumor “será possível estabelecer se é necessário ou não um tratamento adicional”.

“O prognóstico a longo prazo neste tipo de tumor nos testículos é excelente”, acrescenta o hospital.

Na segunda-feira, Basso revelou que sofria de cancro dos testículos, o qual lhe foi diagnosticado num exame durante a presente edição da Volta a França.

“Durante a quinta etapa, fui vítima de uma pequena queda. Magoei-me nos testículos. Senti uma leve dor durante alguns dias e então decidi consultar os médicos do Tour e a minha equipa. Mandaram-me para o hospital e os testes revelaram cancro testicular”, referiu.

Ivan Basso venceu a Volta a Itália em 2006 e 2010, tendo sido terceiro na Volta a França em 2004 e segundo em 2005. Entre 2006 e 2008 esteve suspenso por doping, pelo envolvimento na ‘Operação Puerto’.