O português Ivo Oliveira, afetado por problemas respiratórios, abandonou esta sexta-feira a sua corrida de estreia em Mundiais de ciclismo de pista, a decorrer em Londres, informou hoje a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Ivo Oliveira iniciou bem a prova, ganhando o primeiro ‘sprint´’ da corrida por pontos, graças a uma fuga na companhia do italiano Liam Bertazzo, mas “depois de ser absorvido pelo pelotão surgiram os problemas”.

“Ficou com muitas dificuldades para conseguir respirar. Não conseguiu equilibrar-se no momento em que precisava de recuperar, talvez devido à humidade de 30% que se registava dentro do velódromo”, afirmou o selecionador nacional, Gabriel Mendes, citado pela FPA.

Apesar do desfecho da corrida, Gabriel Mendes acentua que Ivo Oliveira “é um atleta com muito valor e com futuro”.

“Ficámos desapontados, porque trabalhámos arduamente para ter outro resultado. O Ivo começou bem, cumprindo o planeado, que era pontuar. No entanto, acabou por abandonar. Quero destacar que ele é um atleta com muito valor e com futuro. Há que levantar a cabeça e continuar a trabalhar”, afirmou.

A corrida foi ganha pelo britânico Jonathan Dibben, com 48 pontos, os mesmos do segundo classificado, o austríaco Andreas Graf. A medalha de bronze foi conquistada pelo belga Kenny de Ketele.

Portugal encerrou hoje a sua participação nos Mundiais, depois de Rui Oliveira, irmão gémeo de Ivo, ter sido oitavo classificado na prova de ‘scratch’, na quarta-feira, melhorando em Londres o 16.º lugar de 2015.