Ivo Oliveira, ciclista e companheiro de equipa de João Almeida na Team Emirates, terá como principais funções na edição deste ano da Volta a Espanha ajudar o seu compatriota a conseguir alcançar o melhor lugar possível na geral, e também contribuir para os sprints do colega Pascal Ackermann.

"Temos ambições muito claras: levar o João ao melhor lugar da geral possível, e ele já demonstrou que está em boa forma. Será o nosso principal foco. (...) E depois levar o Ackermann à discussão de algumas etapas ao ‘sprint’", afirmou o ciclista português.

O gaiense terá como missão inicial proteger João Almeida até aos três quilómetros finais, passando depois à ajuda na construção do sprint para Ackermann.

A edição da 'Vuelta' deste ano arranca em Utrecht, nos Países Baixos, com a realização de um contra-relógio por equipas, um evento cada vez mais raro mas que suscita curiosidade a Ivo Oliveira.

"É quase uma perseguição por equipas em grande escala. Vai ser daqueles esforços curtos, intensos, em que vamos ter 15 a 20 segundos na frente, temos de vir para a roda, e mesmo aí é a sofrer, para depois entrar [de novo na frente] em um minuto ou dois. É um daqueles esforços de que gosto, com que me identifico", disse o corredor.

O ciclista de 25 anos esteve infectado pela covid-19 há cerca de três semanas, todavia, o mesmo referiu que "Felizmente, não tive sintomas grandes". Depois de um período de descanso, o corredor reuniu-se com a equipa técnica e, após analisarem os dados disponíveis, concluíram que o português estava em condições para participar na 'Vuelta'.

A prova arranca esta sexta-feira em Utecht, e estende-se até ao dia 11 de Setembro, onde vai terminar em Madrid.