Ivo Oliveira ficou este sábado perto do pódio na prova de perseguição individual dos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, ao ser o quinto classificado, a menos de cinco centésimos da disputa da medalha de bronze.

O resultado de Ivo Oliveira foi o melhor dos portugueses hoje em ação no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, já que na mesma prova António Barbio foi 30.º enquanto que Rafael Silva foi o 20.º na corrida por pontos.

Oliveira fez um tempo total de 4.20,629 minutos, rolando à média de 55,251 quilómetros por hora. Em relação ao quarto posicionado, que seguiu para a disputa direta das medalhas, gastou mais 44 milésimos de segundo.

O ciclista luso fez uma prova de qualificação bem planeada, mantendo-se num ritmo médio nos primeiros dois quilómetros e acelerando fortemente nos dois quilómetros finais. Ainda assim, o registo hoje conseguido fica aquém do tempo que lhe valeu a medalha de prata em sub-23, em julho.

"O Ivo esteve muito bem, com uma performance ao nível dos melhores. O tempo mais lento do que o conseguido em julho justifica-se com as condições ambientais. A temperatura e a humidade da pista francesa dificultam a progressão dos corredores, mas o Ivo conseguiu hoje empregar mais potência do que na prova de sub-23", explico após a prova o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

O Europeu de ciclismo de pista termina no domingo e Portugal tem dois corredores em ação: Ivo Oliveira e João Matias farão equipa na final direta de madison, com início programado para as 15h25.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.