O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) mostrou-se hoje “feliz” com a vitória numa “etapa difícil” da Volta ao Luxemburgo em bicicleta, a primeira, ascendendo à liderança da 81.ª edição da prova após um triunfo ao ‘sprint’.

“Foi uma etapa difícil, felizmente a equipa ganhou. Estou feliz com isso, e tenho de agradecer a todos os colegas de equipa. Esta é nossa”, declarou o corredor de 23 anos.

Almeida, de 23 anos, somou a quinta vitória da temporada após 140 quilómetros com partida e chegada na cidade do Luxemburgo, cumpridas em 3:16.09 horas, batendo ao ‘sprint’ o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), segundo, e o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates), terceiro.

A vitória logo a abrir, num dia de perfil acidentado, deixa-o com quatro segundos de vantagem para Mollema e seis para Hirschi, assumindo ainda a liderança da classificação da juventude e a dos pontos.

Olhando para o traçado, a equipa, que somou a 56.ª vitória este ano, sabia que se o luso “tivesse pernas, seria uma boa chegada”. “Para ser honesto, não me sentia muito bem, mas arriscámos e ganhei”, contou.

Depois de duas últimas subidas “nada fáceis, mesmo sendo curtas”, a chegada acabou por acontecer por um grupo restrito, recheado dos principais favoritos à conquista da geral final, na qual talvez o principal de todos se impôs, ao ‘sprintar’ pela esquerda face à ‘multidão’ na direita.

Olhando para a frente, o espírito é apenas o de “vencer mais”, mesmo que a equipa possa “relaxar” um pouco por já ter uma vitória somada. “Para a geral, o contrarrelógio [da quarta e penúltima etapa] é uma vantagem para mim”, acrescentou.

Na quarta-feira, a segunda de cinco etapas liga Steinfort a Eschdorf em 186,1 quilómetros, de novo terminando com uma subida, de primeira categoria, a última de cinco a esse nível, com outras duas de categoria especial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto