O italiano Jakub Mareczko (Southeast) venceu esta quinta-feira ao 'sprint' a quinta etapa da Volta à Turquia em bicicleta, com José Gonçalves (Caja Rural) a preservar o segundo posto da geral, ao chegar integrado no pelotão.

Em mais uma discussão em pelotão compacto, nova vitória italiana. Jakub Mareczko foi o mais forte, batendo o alemão André Greipel (Lotto Soudal) e o companheiro de equipa italiano Manuel Belletti, para chegar à quarta vitória na temporada.

Com apenas uma contagem de montanha categorizada a meio da etapa, os 'sprinters' tiveram, no entanto, que superar uma subida a oito quilómetros da meta. Na descida que a seguiu, e em plena reta da meta, o 'comboio' da Southeast foi o mais forte, conquistando os primeiro e terceiro lugares.

A ligação de 189,3 quilómetros, entre Alanya e Kemer, foi percorrida em 4:20.28 horas e todos os portugueses chegaram no grupo principal. José Gonçalves foi 22.º, mantendo o segundo lugar da geral, a cinco segundos do companheiro de equipa espanhol Pello Bilbao.

Dos restantes portugueses, também da Caja Rural, Domingos Gonçalves terminou em 12.º, continuando em 47.º, e Ricardo Vilela foi 33.º, permanecendo em 13.º.

As derradeiras três tiradas terão muita montanha. A etapa de sexta-feira, entre Kumluca e Elmali, será a mais curta da prova (116,9 quilómetros), mas termina a 1.900 metros de altitude, em subida que contará com setores de 14% de inclinação.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.