O ciclista José Mendes, da Bora-Argon 18, confirmou hoje que vai estar ausente da Volta a França em bicicleta, que decorre de 02 a 24 de julho, adiantando ainda que vai estar na Volta a Espanha.

O corredor, de 30 anos, explicou, no final do contrarrelógio de elite dos campeonatos nacionais de estrada, em Braga, onde foi segundo, atrás de Nélson Oliveira, que a equipa alemã o deixou de fora do Tour, para o resguardar para a competição no país vizinho, que se realiza de 20 de agosto a 11 de setembro.

"Não vou estar na Volta a França. A equipa, neste ano, tem a Volta a França e a Volta a Espanha e decidiu-me poupar para chegar no máximo das forças à Volta a Espanha", revelou José Mendes, que marcou presença nas edições de 2014 e de 2015.

O atleta de Guimarães mostrou-se ciente de que a "Volta a França é a maior prova do calendário do ciclismo", mas encarou a escolha da sua equipa em "apostar" nele para a Vuelta, como uma "mostra de confiança", sentindo-se "muito motivado" para chegar lá no seu "melhor".

Já Nélson Oliveira, campeão nacional de contrarrelógio de elite pela terceira vez consecutiva, disse que vai saber na segunda ou na terça-feira se participa pela terceiro ano seguido no Tour, afirmando que, apesar de esperar "estar lá", há "outros objetivos pela frente".