O dinamarquês Julius Johansen, campeão mundial júnior de fundo em 2017, vai representar a Sabgal-Anicolor esta temporada, confirmou hoje a principal equipa do ciclismo português.

Ciclista de percurso extraordinário em juniores e em sub-23, Julius Johansen, de 24 anos, estava ‘desempregado’ após ter passado as duas últimas épocas na Intermarché-Wanty, estrutura belga do WorldTour que não renovou o seu contrato para este ano.

Campeão mundial de fundo em 2017, ano em que também foi vice-campeão europeu de contrarrelógio e campeão nacional em ambas as provas em juniores, o novo reforço da Sabgal-Anicolor teve também resultados de relevo em sub-23.

Nessa categoria, conquistou o título dinamarquês de fundo em 2018 e 2020, tendo nesse ano festejado mesmo a ‘dobradinha’ nos campeonatos do seu país.

A passagem a profissionais, pela mão da Uno-X (2021), foi, contudo, bem mais discreta, com Julius Johansen a somar três temporadas sem história no pelotão mundial, apesar de ter participado por duas vezes na Volta a Espanha (2022 e 2023).

Na equipa de Águeda, Johansen encontrará o compatriota Mathias Bregnhøj, além do uruguaio Mauricio Moreira, único campeão da Volta a Portugal no ativo, e do português Frederico Figueiredo, melhor trepador nacional, as duas maiores referências da estrutura liderada por Rúben Pereira.

“Fazer parte da Sabgal-Anicolor representa uma oportunidade empolgante para mim. Sinto-me motivado pelo crescimento dinâmico da equipa e pretendo contribuir para o seu desenvolvimento. O calendário para esta época é promissor e o Mathias disse-me muitas coisas boas a respeito da equipa, o que me faz sentir ainda mais ansioso para colaborar com os colegas de equipa e alcançar o sucesso pessoal e da estrutura nesta temporada de 2024”, disse o jovem dinamarquês, citado em comunicado.

Já o diretor desportivo, citado em comunicado, salientou o “palmarés incrível” do reforço da sua equipa, considerando-o “um corredor muito talhado para ser um homem de trabalho, que se defende muito bem na média montanha e é muito forte nos contrarrelógios”.

“É um corredor que pode aportar muito à nossa estrutura, muito versátil e depositamos muita confiança no Julius, como sendo um ciclista importante quer para ‘caçar vitórias’, como também para trabalhar para a equipa”, resumiu Rúben Pereira.

O dinamarquês foi contratado para ocupar o lugar deixado vago no início de fevereiro pelo neerlandês Antwan Tolhoek, que foi suspenso provisoriamente pela União Ciclista Internacional devido a um positivo por esteroides anabolizantes, registado quando ainda era corredor da Lidl-Trek.

Julius Johansen integra-se nas ambições internacionais da Sabgal-Anicolor, que quer subir, a curto prazo, ao segundo escalão do ciclismo mundial.

O dinamarquês, que também tem experiência na pista, vai estrear-se já no domingo, na Clássica da Arrábida, antes de rumar à Volta ao Alentejo, que decorre entre quarta-feira e 24 de março.